quinta-feira, março 13, 2008

Eramos 7 nasceram mais 7 ficamos 14


Hieronymus Bosch, Mesa dos Sete Pecados



Ainda estou a meditar sobre os novos pecados capitais apresentados na orientação do Arcebispo Gianfranco Girotti.

Ora vejamos, éramos 7

1-Gula
2-Luxúria
3-Avareza
4-Ira
5-Soberba
6-Vaidade
7-Preguiça

Eu com estes posso bem, pois até considero-me uma pessoa cumpridora das leis da Igreja, se bem que por vezes salta-me a tampa, mas isso não significa que esteja irada; ou mesmo quando como mais um “cadinho” confesso que não é por gula, é por que deitar ao lixo comida tão boa, enquanto milhares de pessoas passam fome, não seria justo, muito menos correcto.

Está certo, Está certo, gosto bastante de me ver ao espelho, e até nem sou assim tão gira.

Quanto à preguiça que eu sinto é à 2ª feira de manhã, ao que penso, essa não deve contar.



in: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger137279,0.htm


Nasceram mais 7 e agora somos 14

8-Violação bioética (controlo da natalidade…)
9-Manipulação genética
10-Uso de drogas
11-Poluição ambiental
12-Desigualdade social
13-Riqueza excessiva
14-Geração de pobreza

Sendo que estes novos encontram o seu fundamento no que afirmam ser o contexto social causado pela Globalização.

Quem deveria ser mandada ao castigo era essa da Globalização. Mania, sempre em frente um passo do restante povinho (sim, porque somos nós - o povinho - que nos dirigimos ao confessionário).

Agora, olhando bem as coisas, está mais que resolvido a questão do confessionário, ora vejamos:

Povo que se confessa, confessa-se pelo menos 1 vez por semana (o que não é bem o meu caso, mas para lá caminharei com essa da poluição ambiental – esta coisa do tabaco está mesmo a complicar-me a vida, já não me bastavam a chuva e o frio).

Com os novos pecados prevê-se um aumento de cerca de 2% da afluência aos confessionários. Contudo alerto para o facto de que esta percentagem é uma previsão meramente pessoal e que a tendência da mesma é para diminuir.



Algo que encontrei e achei delicioso, vejam lá se os fins não justificam os meios:

Lamento

O arcebispo aproveitou para fazer um lamento. Segundo ele, cada vez menos católicos aparecem no confessionário. Estudo da Universidade Católica de Milão mostra que 60% dos fiéis da Itália deixaram de se confessar. O próprio estudo, de certa forma, esclarece este comportamento. Entre os entrevistados 30% acreditam que não há necessidade de um padre como intermediário do perdão divino, e outros 20% se sentem desconfortáveis relatando a terceiros seus próprios pecados. Segundo o arcebispo, a confissão deve ser feita em 15 ou máximo 20 dias antes ou depois de cometer o pecado. Seria a redenção de todos os pecadores.


In: http://www.clicabrasilia.com.br/impresso/noticia.php?edicao=1883&IdCanal=5&IdSubCanal=&IdNoticia=320941&IdTipoNoticia=1

Acedido a 2008/03/13


Eu é que lamento. Lamento ainda mais o facto de poder ser admitido que se possa confessar o pecado 15 a 20 dias ANTES de o cometer (ainda estou na dúvida se li aquilo bem?).

4 comentários:

Anónimo disse...

Pronto, desta é que é, vou direitinha para o inferno.
Quem é que tenho de subornar para ter direito a um lugar no céu?

EU

Anónimo disse...

Sabes que ate concordo com eles

O que eu gostava mesmo é que não tivessem acrescentado 7, mas sim substituído os antigos pelos novos, até porque acho bem pior atirar um saco de lixo para a orla maritima, do que afogar-me num enorme gelado de chocolate
Bem pior será, certamente, explorar a mão de obra barata, do que amealhar uns trocozitos e não desperdiçar dinheiro, e muito sinceramente, mais vale fazer ronha no sofá em estado de completa preguiça do que entorpecer o cérebro em nuvens tóxicas que nos toldam a percepção.

Agora o problema do afastamento do confessionário até é bem fácil de resolver.
È mesmo uma questão simples.
Substituam o vestuário do clero e verão como tudo isto muda, substituam aquelas vestes, compridas e largas por umas lingerie Calvin Klein, patrocinem-lhes umas idas ao ginásio apurar os bíceps e certamente que as estatísticas das confissões dispararão para taxas nunca contabilizadas…é vê-las aos montes a fazerem fila para confessarem os tais pecados.

Perante isto tudo vou mesmo ao confessionário repetir muitas vezes a minha frase preferida
Perdoai-lhes Senhor que não sabem o que dizem….

4c-A

Anónimo disse...

Deixa cá ler isto de novo ...
sim, é que há realmente posts que davam para uma dezenade comentários no mínimo.
Caramba então que dizer que posso, ir amanha,logo de manhã confessar a carrada todos os pecados que estou a pensar cometer daqui a 15/20 dias???
Isto é optimo, sendo assim quando for cometê-los já estão préviamente perdoados e já não são pecados,certo?
Iuuupiiii...Lamento, mas agora que sei isto, ninguem me aguenta...
Gosto mesmo do arcebispo...
Juro que vou votar nele.
4C-A

Anónimo disse...

Isso não é verdade, o arcebispo engasgou-se e disse isso sem querer, ele só queria dizer 15 a 20 dias depois, mas o antes escapou devido a um pequeno problema linguístico.