sábado, julho 12, 2008

Bolo de pé de torresmos

Adoro bolo de pé de torresmos,
e hoje é dia do Espírito Santo da minha rica tia Berta, a Festeira.
Sei que andam lá pela baixa naquele corre corre das sopas, prato para cá e prato para lá, mais pão aqui e outro para ali.
A verdade é que eu jamais percebi o porquê de tanto empenho, por parte da minha rica tia, em realizar esta festa, mas provavelmente é coisa que não tenha de compreender. E, vendo bem, até é coisa lá do seu cognome. Mas, enfim, lá vai ela toda gira no carro a distribuir as carnes e afins.

Bem, mas o que eu gosto mesmo é de bolo de pé de torresmo. Uns bolinhos pequeninos, do tamanho de uma tangerina, e zás, dentro com eles, pois são é bons na barriga.

Aqui fica a receita do Bolo de Pé de Torresmo:
Ingredientes:
750 g de farinha de trigo ;
250 g farinha de milho ;
1 chávena de pé de torresmos (bem cheia) ; ;
1 chávena de açúcar ;
6 ovos ;
1 colher de sopa de manteiga ;
2 colheres de sopa de fermento em pó ;
leite
Confecção:
Misturam-se todos os ingredientes e amassam-se com leite, a que se juntou um pouco de água morna. Molda-se a massa em bolinhos redondos do tamanho de uma tangerina e levam-se a cozer em forno quente.
Pé de torresmo é o resíduo dos torresmos.

fonte primária: Editorial Verbo
Fonte: Roteiro Gastronómico

11 comentários:

Jordão disse...

Bolos de pé de torresmos ou paté de torresmo (mais fino) são tão bons! E os melhores são da Ribeira Grande!!!! Pena não haver bolos de bacalhau! Não há mas pode haver!

Anónimo disse...

Para mim nada melhor que milho cozido nas caldeiras das Furnas.

Anónimo disse...

oh minha rica filha
entansses nan sabes porque tua tia Bertinha fas a festa? vou isplicar-te:
é porcaussa dos bous!!!
sim é que xigou um bouxassinado á Cambra fêto só por bous a dizê que tavam tristes com ela, porque eram tam lindes tan luzidis, e bim tratados, que aparessiam in tudo quanto é festa, fêra e exposiçan dos outros consselhos, menes in Ponta Delgada.
Comovida, tia berta diçe, nãn pode çer, bous tan linds têen de ser vistes na capital dos Assores,tragam-me eçess bous pa baixo nin que pra içe tenha de se fazê uma festa.
Depois vieram as pombas...sim as pombas que tamém queriam festa, e vai dai juntousse as pombas e os bous,más umas fatias de maça çovada, uns padaços de carne, umas bandêras pa alegrar a rua, uns fatins de setim e ZÁs VivÁs festas do esprite santo.
Ora ai tens a orijem da cousa.
Mas minha querida, se tu gostas tante açim de belins de pétorresme, nan seja por içe que ja vou pô o forne de lenha a aquessê e perpará-te uma min xeia deles, quê nan quero que te falte nada, mazé
muntos bejos de tua prima que te estima poderiz
maria clarinda

Anónimo disse...

O que eu acho mesmo é que a Maria Clarinda precisa mesmo de passar uma temporada comigo
...
garanto-lhe comprimidos, solitária e tratamento especializado
aqui...
no sitio do costume

4c-A
(agora não se queixe In@rq...tarde é o que nunca chega)

Anónimo disse...

Milho cozido das furnas... huummm... hummm... No domingo lá fui... continua muito bom.... Torresmo??? isso faz mal à saúde!
Deixa de implicar com a nossa presidente de câmara!

E. Raposo disse...

"Karida" Cláudia, não é implicancia, é assim algo transcendente, uma empatia que ultrapassa o limite do imaginário (agora imagina como será isso).

O que seria de mim sem a minha rica tia?

Carla disse...

in@rq, este comentário não tem nada a ver com pé de torresmo, é relativamente aos trilhos.

Eu também não estou muito bem físicamente (por culpa minha e só minha) e cada vez que fumo num dia anterior aos trilhos vejo-me azul em cada subida, até sinto a nicotina a querer sair dos pulmões.

Supostamente sou uma ex fumadora com tentações, lol. entre o anjinho e o diabinho nos meus ombros, a escolha é deixar-me arrastar para "só mais um", o "ùltimo"...

Mas o importante é não desistir de trilhar, depois da primeira vez até doi o rabo ao sentar dps vai-se bem, é sempre a aviar e a forma vai-se ganhando.

Anónimo disse...

In@rq tou sem rumo.Onde está a postagem sobre os trilhos?

Carla disse...

nos Candilhes. è o blog ao lado, lol!

Anónimo disse...

toma lá mais um comentário quarida prima que munto,tante e poderiz mesmo estimo:
Pous...pous

maria clarinda

Anónimo disse...

necessario verificar:)