sexta-feira, janeiro 23, 2009

III Mass Trainning em Suporte Básico de Vida


Protecção Civil Organiza o

III Mass Trainning em Suporte Básico de Vida


« O “Mass Trainning em Suporte Básico de Vida (SBV)” tem como principal objectivo ensinar como actuar numa paragem cardio-respiratória, sendo este tipo de treino recomendado a todos os cidadãos e não só aos profissionais de saúde.

Neste curso, com elevada componente prática, os formandos terão a oportunidade de adquirir competências que possibilitarão uma correcta actuação perante uma vítima de paragem cárdio-respiratória, sabendo qual a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112 (número europeu de emergência) e iniciar as manobras de SBV – Suporte Básico de Vida até chegar a ajuda diferenciada.

O III MassTrainning em Suporte Básico de Vida terá lugar no dia 28 de Fevereiro no Pavilhão das Portas do Mar, no horário compreendido entre as 08h30 e as 13h00 e contará com a presença de 120 formandos em simultâneo, coordenados por 12 formadores de emergência pré-hospitalar do SRPCBA. Os formandos serão distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado, durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia complexo, para que todos tenham a oportunidade de previamente visualizarem as manobras a executar, seguidas das práticas.

Durante o treino serão abordados conteúdos relacionados com o Algoritmo Básico de Vida, Compressões e Insuflações, Posição Lateral de Segurança – PLS e desobstrução da via aérea.

A todos os participantes será, previamente, enviado o manual de Suporte Básico de Vida, estando prevista, para o próprio dia, a entrega de uma pasta com o horário do treino dividido pelos conteúdos a abordar, bem como o respectivo certificado de participação.

Esta iniciativa do SRPCBA integra-se nas demais acções de formação que a Divisão de Prevenção, Formação e Sensibilização - DPFS tem vindo a desenvolver com a intenção de treinar e formar os cidadãos que ocupam os mais diversos papéis na nossa sociedade, dada a importância de conhecer a existência de procedimentos de emergência que têm quer ser treinados e automatizados.»
Querem-se muitas, e muitas mais iniciativas destas.

Sem comentários: