O Património e a Ciência
Um dos objectivos da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.
Entre as várias propostas indica-se a concepção de actividades pedagógicas para crianças e jovens em contexto familiar (já que se trata de um sábado) destinadas à sensibilização para a relação entre ciência e património; visita a monumentos de todas as épocas históricas, com especial destaque para edifícios com alguma ligação à ciência e à tecnologia (exemplos: museus industriais, minas, moinhos, faróis, termas).
Assim, partindo da proposta do IGESPAR, o Museu Carlos Machado apresenta as seguintes actividades para integrar a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Actividades para todas as idades:
1. Visionamento dum pequeno documentário sobre dois moinhos de S. Miguel: O moinho de Vento da Fajã de Cima que deixou de laborar à pouco tempo porque o moleiro morreu e um moinho de Água na Ribeirinha que ainda funciona.
2. Percurso, visita, ao Núcleo de Arte Sacra orientado para “A presença da água, do vento e do Sol na colecção permanente do NAS”.
3. Oficina de ventoinhas e papagaios - largada de papagaios no Largo do Colégio.
Sem comentários:
Enviar um comentário