ACTIVIDADE DE VERÃO – 2009
«Para os meses de Julho e Agosto, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado programou diversas actividades relacionadas com as exposições temporárias patentes no Núcleo de Arte Sacra: Museu Em Sua Casa, peças emblemáticas das várias colecções do Museu e Readymade, pinturas do artista André Laranjinha.
As actividades decorrem às terças-feiras, requerem marcação prévia, têm lotação limitada e destinam-se a várias faixas etárias.
A exposição Museu Em Sua Casa aborda conteúdos ligados às várias colecções do Museu Carlos Machado. As peças da colecção permitem o diálogo inter-geracional, a passagem de testemunhos, a valorização das pessoas mais velhas detentoras de saberes ancestrais.
A exposição Readymade permite a abordagem de conceitos ligados à Arte contemporânea, um olhar crítico sobre a sociedade actual e, entre outras coisas, a exploração de técnicas de expressão plástica.
Depois de uma visita orientada às exposições, os participantes realizam um atelier. Estas actividades permitem a exploração pedagógica de conteúdos expostos, a reflexão sobre diversos temas, a descoberta e o prazer do «saber fazer». Pretende-se desenvolver competências como: a capacidade de observação, o sentido crítico, a criatividade e a imaginação.
Além da equipa permanente do Serviço Educativo, para as actividades de verão, o Museu Carlos Machado conta com a colaboração de jovens do programa OTL.
À descoberta de Readymades
O que é um Readymade? Que artista usou pela primeira vez este conceito?
Serão as peças da exposição Museu Em Sua Casa Readymades?
Que peças da exposição Museu Em Sua Casa podem ser representadas à maneira das pinturas de André Laranjinha?
Neste atelier, os participantes além de poderem questionar e dialogar directamente com o artista, são convidados a estabelecer pontes entre as duas exposições, podendo descobrir respostas para estas e para outras questões.
Será que a Celina, retratada por Marciano Henriques da Silva, tem medo de aranhas?
Porque estará tão feliz a rapariga da pintura de Carlos Reis? Quem cobiçará o vestido dourado da marquesa? E o Periquito da Carolina terá alguma vez avistado um bezerro de duas cabeças? O que é que faz um taxidermista?
Neste atelier os participantes serão convidados a estabelecer relações ficcionadas entre as peças patentes na exposição Museu Em sua Casa.
«Naquele tempo ….» Atelier inter-geracional
Os jovens e as crianças de hoje, muitas vezes desconhecem a origem de determinados objectos ou de certas técnicas não os relacionando com a vida quotidiana. Numa sociedade em que tudo está pronto a consumir é fácil esquecer a ligação, por exemplo, entre o ovo e a galinha.
Há conhecimentos e memórias que não se podem perder pois são parte integrante da nossa cultura, da nossa identidade, da nossa história. Os museus são lugares privilegiados para a preservação e divulgação dos saberes que constituem o património identitário do território onde se inscrevem.
A partir da exposição Museu Em Sua Casa, o Serviço Educativo do MCM, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira e com o apoio da Cresaçor, vai promover um encontro inter-geracional onde os mais idosos serão os participantes mais activos, os transmissores privilegiados de saberes relacionados com as suas experiências de vida.
Dia 28 de Julho, às 14:30h»