quarta-feira, junho 02, 2010

Metropolis - 1927



In: Arquivonline

"
No dia 10 de janeiro de 1927, estreava em Berlim, o filme de ficção científica Metrópolis, dirigido pelo cineasta Fritz Lang. Com um dos maiores orçamentos da época e produzido para concorrer com Hollywood, o longa não foi bem recebido pelo público e crítica, levando seus produtores quase a falência. O estúdio Paramount, responsável pela distribuição mundial do filme, realizou diversos cortes no longa quando de sua exibição nos Estados Unidos. Desde então, o filme ganhou várias versões, umas mais curtas e outras mais longas, e o original, tal como apresentado em 1927, acabou se perdendo.

Pouco valorizado na época, com passar do tempo, Metrópolis ganhou o status de cult, sendo apontado como um símbolo do expressionismo alemão e percursor de todos os filmes de ficção científica. Em 2001, a Unesco declarou o filme como pertencente a Memória da Humanidade. Cinéfilos e historiadores procuraram durante anos a versão original em arquivos de diversas partes do mundo, mas não obtiveram sucesso.

Em 2008, uma versão do original foi encontrada num pequeno museu em Buenos Aires. Os rolos não estavam no seu melhor estado de conservação, mas mesmo assim foi possível a realização da restauração do material.

Sob a supervisão do arquivista e historiador alemão Martin Koerber, o filme foi restaurado e as cenas faltantes incluídas, totalizando cerca de 145 minutos de duração. Algo próximo da duração original, de 153 minutos.

A reestréia do filme ocorreu no dia 12 de fevereiro, na abertura do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), com exibição ao ar livre, diante do Portão de Brandemburgo. Como é de costume, em breve o filme deve ganhar uma versão em DVD, com as cenas adicionadas.

Sinopse:

No futuro (2025), enquanto os poderosos vivem na superfície, a classe operária é escravizada por máquinas e obrigada a viver no subsolo. Maria, uma das líderes dos operários, exerce grande influência entre eles, os incentivando a reivindicar por melhores condições de vida. Com o intuito de promover a discórdia entre os operários, o poderoso empresário Joh Fredersen, decide investir na produção de um robô à imagem e semelhança de Maria, infiltrando a máquina entre os operários. Joh só não imagina, que o seu único herdeiro, Freder, está apaixonado por Maria. "


Mais sobre o Filme aqui no Youtube

1 comentário:

Diego disse...

Que bom que você gostou do texto, e tenha recomendado ele para os teus leitores.

Obrigado pela divulgação!! :D