terça-feira, outubro 19, 2010

"No mercado clandestino" [porque no mercado legal não é bem assim]










"No ‘mercado negro’ em Ponta Delgada: Heroína e cocaína a 10 euros a dose
19 Outubro 2010 [Regional]

A dose de heroína ou de cocaína está a ser vendida ilegalmente, no ‘mercado negro’ em São Miguel [porque legalmente é noutro lugar] a dez euros depois de, durante algum tempo, estar a cinco euros [a crise bate em todas as portas], confirmou o ‘Correio dos Açores’ junto de fonte policial.
A dose de haxixe (o tão mencionado ‘chicharro’ [chicharro, sardinha, boca negra, é como quiserem] ) está a ser vendida a cinco euros.
Ora, ter a droga dura ao preço do haxixe não é muito comum em São Miguel [nem em São Miguel, nem em parte alguma]. Mas há praticamente um ano que quer a heroína como a cocaína têm vindo a ser vendidas a 10 euros a dose, praticamente o meu preço [ o meu, o teu e de quem quiser apanhar] que atinge no mercado ilegal [ outra vez, pois no mercado legal as regras são outras] nos subúrbios da cidade de Lisboa [pois, porque na baixa Pombalina os preços são outros].
A saqueta de liamba [ e chá preto ou verde] , que dá para um número variado de doses (consoante o consumidor [alto, baixo, gordo, magro, mais ou menos entre estes] ) está a custar 25 euros [lei do mercado da oferta e da procura, é como o crude].
Nos primeiros seis meses deste ano as autoridades policiais têm vindo a aprender [ aprendem para depois ensinar, isto é muita instrução, até dói] várias quantidades de liamba, identificando plantações e traficantes com os equipamentos necessários para exercerem a venda que é uma actividade ilegal [ mas afinal quem é que vende aqui? os traficantes, a polícia, tu, a falta de virgulas?] .
A fonte de informação do ‘Correio dos Açores’ considera normal a flutuação do preço [muito normal, e saber que ele é tabelado também deve ser muito normal, e as Actividades Económica sabem disto? E a ASAE já foi verificar em que condições se pratica este comércio?] da dose de heroína e cocaína no mercado. Explica que, neste mercado ilegal e paralelo [sim, porque no outro não é bem assim], funciona também a lei da oferta e da procura.
[ E a partir daqui é economia pura, nem o Professor Santos Silva analisaria melhor]
Uma maior detenção destas drogas por parte das autoridades policiais, com a eliminação das redes de tráfico, leva a que suba o preço das drogas dura[s] na ilha. E, porque existe um crescente número de consumidores, formem-se [forim, vierim e fizerim] outras pequenas redes de tráfico que fornecem o mercado até serem novamente identificadas pelas autoridades policiais. Objectivamente [sim, porque subjectivamente eu já teria parado de rir], mais droga, preço mais baixo. E, quando ela falta, o preço volta a subir. E há também situações em que a heroína e cocaína, apesar de existir[em] na ilha [a nossa laurisilva tem destas coisas?], desaparecem momentaneamente para que os preços subam [ai aqueles marotos!].
Em quatro anos (2005 a 2009) a PSP apreendeu nos Açores à volta de 1.267 mil doses de drogas leves e pesadas. Do período em análise, o ano em que ocorreu um maior número de apreensões foi, incomparavelmente, 2009 com 451.463 doses de estupefacientes apreendidas [ah?, pode repetir?].
Em 2009, existe o registo de apreensão pela PSP de 18 mil doses de heroína e de 560 doses de cocaína em Ponta Delgada; 654 doses de heroína e 1.342 doses de cocaína pela PSP de Angra do Heroísmo e 788 doses de heroína e 885 doses e cocaína pelo Comando da PSP da Horta."

in: www.correiodosacores.net , 2010/10/19


E dão-se subsídios para publicarem estas pérolas.

2 comentários:

Jordão disse...

Isso é lindo!

Investigação profunda - CSI à la Correio dos Açores!!! Com Horácio Paz e seu compinchas!

Anónimo disse...

Grande caldeirada!!!!!

hehehehehehe

É só rir!

E quem mais se não EU.