terça-feira, outubro 16, 2007

Livro Azul

"LIVRO AZUL
1. Termo que designa um conjunto de textos diplomáticos sobre uma determinada questão publicados por um governo para conhecimento do público, também denominado livro branco.

Nos Estados Unidos, “livro azul” refere-se a uma lista oficial de todas pessoas que trabalham no governo e também a uma publicação oficial: Biennal Register.

Na Grã-Bretanha o termo designa um relatório parlamentar publicado pelo governo britânico. O termo “livro azul” é também utilizado para referir um livro onde constam as pessoas consideradas proeminentes na sociedade.

O Livro Azul, de Ludwig Wittgenstein, é um conjunto de notas filosóficas que o autor ditou aos seus alunos de Cambridge entre 1933-34 sobre questões de linguagem, de sentido e de interpretação. Foi designado assim devido à cor da capa. (O mesmo autor escreveu ainda O Livro Castanho, obra mais completa onde desenvolve as ideias apresentadas anteriormente e apresenta novas questões.)

2. O termo designa ainda um caderno azul, cujo interior está em branco, utilizado nas universidades para a redacção das respostas às questões de um exame."

Isabel Galucho
In: http://www.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/L/livro_azul.htm (20071016)

3 comentários:

Anónimo disse...

Humm,... bem me queria parecer que conhecia este Ludwig Wittgenstein,de algum sitio...
E não é que também esteve aqui uma temporada...
Também com o mesmo mal de que eu padeço...interpretomania...errada, normalmente

Ass: 4 Cantos-Arrifes

Anónimo disse...

Proeminente na sociedade? Poxa... só posso ser eu!!! Foi preciso vir aqui pa descobrir isso! Bolas, sempre soube que era amarela e verde e vermelha às riscas... agora azul?

EU (kero esse livro azul.

Anónimo disse...

Este livro azul é uma seca. Um tédio... e eu li.

alter-ego