. Caminhando "Fiel à República, à liberdade, à democracia, ao socialismo e, sobretudo, fiel a Portugal e ao povo português" Manuel alegre .
quinta-feira, outubro 22, 2009
terça-feira, outubro 20, 2009
segunda-feira, outubro 19, 2009
Caim - José Saramago
"«Caim» revela o que há de moderno e surpreendente na prosa de Saramago: a capacidade de fazer nova uma história que se conhece do princípio ao fim. Um relato irónico e mordaz no qual o leitor assiste a uma guerra secular, e de certa forma, involuntária, entre o criador e a sua criatura." »
in: Diário Digital
«José Tolentino Mendonça a Bíblia[..] “é um livro de fé”.
Nesse sentido, é necessária “uma compreensão da Bíblia enquanto texto literário para verdadeiramente chegar ao seu sentido”, é preciso “ir à terra do poeta”, como se referia no Vaticano II, perceber que há “um sentido segundo, terceiro, que não se pode ler de forma literal e unívoca, que os géneros literários são para respeitar”. »
in: Agência Ecclesia
É caso para se perguntar: que parte da passagem sobre Caím (anti-herói) e Abel (herói) é que Saramago saltou?
quinta-feira, outubro 15, 2009
Surdo, Subterrâneo Rio
me corre lento pelo corpo todo;
amor sem margens onde a lua rompe
e nimba de luar o próprio lodo.
Correr do tempo ou só rumor do frio
onde o amor se perde e a razão de amar
surdo, subterrâneo, impiedoso rio,
para onde vais, sem eu poder ficar?"
Eugénio de Andrade
terça-feira, outubro 13, 2009
Maitê Proença - poupa-me
1.º Sintra é Vila Património Mundial da UNESCO (obrigada Jodão)
In: Loja Maçónica de Castro Alves
3º António Oliveira Salazar governou Portugal durante 36 anos
4º António Oliveira Salazar foi um grande estadista e como tal eleito Figura do Séc. XX
"António de Oliveira Salazar (Vimieiro, Santa Comba Dão, 28 de Abril de 1889 — Lisboa, 27 de Julho de 1970) foi um estadista, político português e professor catedrático da Universidade de Coimbra. Notabilizou-se pelo facto de ter exercido, de forma autoritária e em ditadura, o poder político em Portugal entre 1932 e 1968.
Foi também ministro das Finanças entre 1928 e 1932, procedendo ao saneamento das finanças públicas portuguesas.
Instituidor do Estado Novo (1933-1974) e da sua organização política de suporte, a União Nacional, Salazar dirigiu os destinos de Portugal, como Presidente do Conselho de Ministros, entre 1932 e 1968.
Apoiando-se na doutrina social da Igreja Católica, Salazar orienta-se para um corporativismo de Estado autoritário, com uma linha de acção económica nacionalista assente no ideal da autarcia. Esse seu nacionalismo económico levou-o a tomar medidas de proteccionismo e isolacionismo de natureza fiscal, tarifária, alfandegária, para Portugal e suas colónias, que tiveram grande impacto sobretudo até aos anos sessenta. "
In: Wikipedia
5º O Mosteiro dos Jerónimos não era propriamente a casa de férias de D. Manuel I
"Data de 1496 o pedido feito pelo rei D.Manuel I à Santa Sé, no sentido de lhe ser concedida autorização para se erigir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do Tejo. Em 1501 começaram os trabalhos e aproximadamente um século depois, as obras estavam concluídas.
As razões da construção do Mosteiro dos Jerónimos prendem-se, por certo, com a vontade do monarca reunir em panteão o ramo dinástico por ele iniciado (Avis-Beja)."
In: Mosteiro dos Jerónimos
6º Cuspir por cuspir vá cuspir no Pão de Açucar.
IGNORANTE, DETENTORA DE UM QUADRO CONCEPTUAL RUDIMENTAR E LIMITADO
Actualizado a 14/10/2009
segunda-feira, outubro 12, 2009
Pois salte
sexta-feira, outubro 09, 2009
SuperAçor
quinta-feira, outubro 08, 2009
Nobel da Literatura 2009 - Herta Müller
Version in höherer Auflösung (645 × 1.091 Pixel, Dateigröße: 408 KB, MIME-Typ: image/jpeg)
A Academia Sueca atribui o Prémio Nobel da Literatura 2009 a Herta Müller devido à "[...] densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, [ao retratar] o universo dos desapossados".
Também aqui.
Convite
Encontro com ... Teolinda Gersão
"Os seus livros retratam aspectos da sociedade contemporânea,mesmo quando a acção é transposta para uma época diferente. A problemática das relações humanas,a dificuldade de comunicar, o amor e a morte,opressão e liberdade,identidade,resistência, criatividade,são alguns dos temas focados.Outro aspecto central é a atenção dada ao tempo : quer se trate do tratamento do tempo na própria estrutura narrativa,quer seja o tempo histórico em que a acção decorre : a ditadura de Salazar em Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo, os anos vinte em O Cavalo de Sol,o século XIX em A Casa da Cabeça de Cavalo, os anos cinquenta e sessenta em Lourenço Marques em A Árvore das Palavras. Os factos históricos são todavia encarados numa perspectiva que transcende a sua época e os situa em ligação com a actualidade."
in: Informação sobre biografia e obras publicadas
14 de Outubro, pelas 17h30
Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal
Entrada Livre